WhatsApp

Notícias: Aumento Abusivo Plano de Saude Unimed Fesp

Notícias

Nos últimos três anos, os planos de saúde aumentaram 36,2%, de acordo com os limites máximos de reajustes autorizados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para os planos individuais e familiares. Para os contratos que fazem aniversário no período entre maio de 2015 e abril de 2016, o reajuste pode ser de até 13,55%. No período anterior, o aumento autorizado foi de 9,65%.

No caso dos planos coletivos por adesão, contratado por intermédio de uma associação de classe ou sindicato, não existe limite para o aumento. As operadoras definem o reajuste de acordo com a sinestralidade (relação entre a receita com as mensalidades e os custos com a utilização dos planos).

Em alguns casos, o aumento do plano por adesão chega a 40%. A inflação, pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, fechou o ano em 10,67%. Ou seja, os planos tiveram reajuste quase três vezes maior que a inflação. 

Fonte: http://noticias.r7.com/economia/planos-de-saude-por-adesao-tiveram-reajuste-ate-tres-vezes-acima-da-inflacao-29022016