Direito de Família: União Estável

 

União Estável, o que é?

É a união entre um homem e uma mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura com o objetivo de constituição de família. O Supremo Tribunal Federal atribuiu às uniões homoafetivas os mesmos efeitos da união estável heteroafetiva.

Aplicam-se à união estável os deveres de lealdade, respeito, assistência, e de guarda, sustento e educação dos filhos.

O casal pode formalizar a existência da união mediante escritura pública declaratória de união estável. 

A escritura pode ser utilizada para fixar a data do início da união estável, o regime de bens entre os conviventes, bem como para garantir direitos junto ao INSS, convênios médicos, odontológicos, clubes, etc.

Quais são os requisitos da escritura de união estável?

A lei não exige prazo mínimo de duração da convivência para que se constitua a união estável e também não exige que o casal viva na mesma casa ou tenha o mesmo domicílio, bastando o intuito de constituir família.

O casal interessado em formalizar a união estável por escritura pública deve comparecer ao Cartório de Notas portando os documentos pessoais originais acompanhados de um advogado e declarar a data de início da união, bem como o regime de bens aplicável à relação.

Não há necessidade de presença de testemunhas na escritura.

A união estável não se constituirá se houver impedimentos matrimoniais.

Podem viver em união estável as pessoas casadas, desde que separadas de fato ou judicialmente.

O que é a união estável homoafetiva?

É a união entre duas pessoas do mesmo sexo, configurada na convivência pública, contínua, duradoura e estabelecida com o objetivo de constituir família.

A escritura de união estável homoafetiva é o documento público que possibilita a regulamentação das relações civis e patrimoniais dos conviventes do mesmo sexo entre si e em relação aos respectivos familiares.

Atuação especializada e completa nas esferas preventiva, consultiva e contenciosa que envolve desde elaboração de contratos pré-nupciais, doação,  testamentos,  ações de divórcio,  regulamentação de visitas, guarda, alienação parental, investigação de paternidade, negação de paternidade, habilitação e partilha em inventários,  arrolamento, alvará, registro de testamento, escritura pública de união estável, entre outras.como abrir uma micro empresa

O nosso atendimento esta pautado em transparência e ética, desde o atendimento inicial ao resultado final. Essa transparência acaba gerando uma interação permanente com os nossos clientes resultando na rapidez da solução desejada.

O nosso escritório atua em todo o território nacional, consulte-nos!

Palavras mais buscadas:

Advocacia da Família em São Paulo, Advocacia para Direito Homoafetivo, Advocacia para Inventários e Arrolamentos, Advocacia para Dano Moral, Advocacia para Regulamentação de visita, Advogado para Divórcio em São Paulo, Advocacia para Ação de Assédio Moral, Advocacia para Reparação de Danos, Advocacia para Divórcio, Advocacia para Direito do Menor, Advocacia para Guarda Tutela, Curatela e Adoção, Advocacia para Ação de Alimentos, Advocacia para exoneração de alimentos, Advogado para investigação de paternidade em São Paulo, Advocacia para Alteração de Regime de Bens em São Paulo, Advocacia para Reconhecimento/Dissolução de União Estável, Diórcio em Cartório SP

AGENDE A SUA CONSULTA TEL 11- 2854-3155 ou 9.8457-7747

 

 

Advocacia para União Estável Advogado para União Estável Dissolução de União Estável
Dissolução de União Estável em SP Escritório de advocacia para regulamentação de União Estável Reconhecimento e Dissolução de União Estável
Regulamentação de União Estável Zona Norte Regulamentação de União Estável Zona Oeste Regulamentação de União Estável Zona Sul
União Estável União Estável em São Paulo União Estável em SP